quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Instalando e Configurando o FreeNas 8.3.0


Para visualizar esse post atualizando e revisado acesse: http://www.guiadoti.com/2014/08/como-instalar-o-storage-freenas-9-2-1-6/

17 comentários:

  1. Boa tarde Amigo, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog que está show. Estou estudando um pouco sobre o freenas, subi uma vm pelo virtualbox e instalei o freenas, coloquei a configuração brigde conforme você informou, mas não pega nenhum ip, se eu coloco um ip manualmente tambem não funciona, sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, instale o pacote de extensão da virtualbox que resolve.

      Excluir
  2. Amigo vc tem que ver se o freenas pegou ip primeiro, tu colocou o modo bridge na configuração do virtualbox correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coloquei.
      Quando eu deixo o modo dhcp ele não pega ip, se eu setar um ip tambem não funciona.
      Eu tenho outras VM e estão funcionando.

      Excluir
  3. Carlos eu nunca tive problemas desse tipo não, da uma verificada se a interface que esta setada no modo bridge do virtualbox esta correta, derrepente pode esta na cabeada e vc esta utilizando wirelles ou vice-versa, se tiver tudo direitinho da uma olhada nos logs pra tu ver se acha alguma coisa estranha, por ultimo partindo pra uma tentativa meio que desesperada instala um outro sistema nessa VM que vc criou pra ver se vai funcionar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive o mesmo problema - não pegava DHCP e, mesmo configurando manualmente, não pingava.
      Então, depois de resetar as configurações da interface LAN diretamente no menu do FreeNas, parei a VM (virtualbox) e fui na opção 'avançado' da placa de rede, onde setei outro 'tipo de placa'. Salvei, reiniciei a VM e o fui contemplado com o IP via DHCP.
      Agora a web ta ativa!

      Excluir
  4. Bom dia. Tive o mesmo Problema que meu amigo Carlos Alexandre, o FreeNas não pegava IP de jeito nenhum. A solução foi configura as interfaces antes de começa a instalação da VM, depois disso não tive mais problemas com as interfaces, porém não consigo Start o serviços do A.D e sempre quando eu copio alguma pasta grande para meu Storage acho que ele perde a conexão e a transferencia para na metade.Alguém sabe o que pode ser?

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Amigo, aprendir muito graças a você. Sou muito grato a você. Quando eu adquirir mais experiência seguirei teu exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiago, fico feliz que pude contribuir um pouco, esse feedback é muito importante para a continuidade desse trabalho em breve teremos mais posts.

      Excluir
  6. Boa tarde Ricardo. ótimo post! Estou com o mesmo problema, que o carlos. já tentei outras versões porem acontece que quando ceto um ip ele não responde por ping e nem no browser. já troquei de ip e nada. reiniciei a vm e continua não funcionando.

    ResponderExcluir
  7. cara estalo o freenas tudo certo depois que eu tiro o cd ele renicia e da um erro ja fis de tudo meu hd e de 40 gb e um p4 com 1,5gb de ram .

    ResponderExcluir
  8. Vou tentar fazer no virtual box em casa no FDS, postarei aqui o resultado. Tutorial bem explicativo!

    ResponderExcluir
  9. Problema mesmo to tendo no Hyper-V ... não instala!!!
    Esqueci a mensagem que aparece, mas é algo do tipo: 'recursos não disponiveis".
    Vou dar uma olhada no link http://www.servethehome.com/install-freenas-hyperv-part-1-basic-configuration/ pra ver se tem alguma dica pelo meio...

    ResponderExcluir
  10. Amigo, como criar usuarios com pasta base e cota?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia amigos
    Eu gostaria de saber se com servidor freenas consigo abrir programas tipo Photoshop pelo Browser.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia amigos
    Eu gostaria de saber se com servidor freenas consigo abrir programas tipo Photoshop pelo Browser.

    ResponderExcluir