segunda-feira, 11 de junho de 2012

Auditoria em Servidores com o TTYREC



Boa noite pessoal, hoje quero mostrar pra vocês uma ferramenta muito interessante chamada ttyrec, dai vocês devem estar se perguntando... o que esse tal de ttyrec faz?
imaginem só se por um acidente ou intencionalmente nossos logs de acesso, históricos dos últimos comandos e algumas outras coisas sumissem só nosso servidor...não seria nada legal não é mesmo? É justamente nesse ponto que essa ferramenta trabalha, ele cria uma espécie de log bastante intuitivo para que possamos saber o que os outros usuários fizeram em nosso servidor, bem chega de papo e vamos ver como esse tal de ttyrec funciona.


Pra instalar o ttyrec é bem simples : )

# apt-get install ttyrec

Depois que nosso pacote for instalado digite no terminal o comando:

# ttryrec -u testetty.rec

Aparentemente não acontecerá nada, mas ele já esta rodando em background, experimente executar alguns comandos de seu cotidiano ex:(df -h, iptables -nL, mount, etc...) depois disso digite

# exit

Para sair do ttyrec, feito isso nosso arquivo de log já esta pronto para poder ser analisado futuramente, com o comando:

# ttyplay testetty.rec

Você verá que vai passar uma espécie de "vídeo" dos comandos que executamos antes, mas nós ainda precisamos automatizar nossa tarefa de iniciar o ttyrec assim que o usuário faz login no servidor para nossa ferramenta ter algum sentido né!!! Senão qual usuário que iria ser bonzinho o suficiente para iniciar o ttyrec pra gente? : ) : )

Bem vamos lá:

# mkdir /etc/ttyrec/
# chmod 777 /etc/ttyrec

Agora precisamos alterar o arquivo de profile:

# pico /etc/profile

Vamos adicionar as linhas abaixo ao final do arquivo:

if [ `id -u` ];
then
TTYFORMAT="/etc/ttyrec/${LOGNAME}-${HOSTNAME}-"`date +%H-%M--%d-%m-%Y`".rec"
ttyrec -u $TTYFORMAT
fi

Salve e saia do arquivo, feito isso é só reiniciar o servidor e ficar um pouco mais tranquilo, espero ter ajudado pessoal até a próxima... : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário