quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Samba!!!!!!


         Calma,ainda não é carnaval. Estou me referindo a tão aguardada (ao menos por mim rsrs) versão do samba 4.0. O fato é que hoje no meu dia a dia não utilizo tanto samba, estou muito mais voltado a área de segurança, trafego de rede, rotas dentre outras coisitas; mas, porém  entretanto, todavia ainda tenho um server Controlador de Domínio rodando samba, e no passado quando eu não atuava de forma tão especifica (é mano o bagulho era loco, montava server de firewall, passava borracha na memoria e ainda, o mais triste de tudo, dava suporte a usuários; e usuários vocês já sabem como são né? bom mesmo só morto) eu utilizava de mais o samba, sei também que tem uma galera usando por ai...  é motivo de alegria para mim a evolução do open source, afinal não é pra qualquer um ter crescimento tamanho sendo free e ainda integrar com plataforma proprietária né. Mas vamos aos fatos:



          Este lançamento foi o primeiro release estável desta série. Ele traz grandes melhorias, que provavelmente farão valer a pena o upgrade, acreditem pesquisei bastante, cheguei ate subir uma maquina virtual com ele mas ainda não deu tempo para tirar grande conclusões.
          Como comissão de frente (sacou a piada? samba, carnaval, comissão de frente, é péssima piada né rsrs) fica o suporte ao Active Directory, o controlador de domínio implementa um servidor LDAP e Kerberos Key Distribution Center (KDC), além de um sistema de logon parecido com o do Samba 3 por meio do CIFS dando suporte a todas versões da Microsoft Windows (incluindo o Windows 8).
Para rodar os serviços do Active Directory e controlador de domínio basta rodar o 'samba'. A ferramenta de administração dos serviços do Active Directory é a 'samba-tool'.
Rolá um guia no wiki do projeto muito maneiro tem ate videos demonstrativos, lembrando que ta em inglês moçada. Enfim tem diversas melhorias no servidor de arquivos, dentre outras coisas temos integração com NTP para fornecer horário atualizado aos clientes Windows, uma interface de scripts em Python. Segue o link do lançamento oficial http://www.samba.org/samba/history/samba-4.0.0.html, instruções de download, compilação e instalação estão no http://www.samba.org, site oficial do projeto, a parada agora é mão na massa, qualquer coisa estamos ai, eu não tenho muita didática e paciência para tutorias rsrs, mas, como somos um time temos nosso amigo Ricardo Galossi na equipe que além de excelente profissional, tem uma ótima didática, deixa ai um comentário que garanto que vocês vão tocar no coração do rapaz e ele vai fazer aquele tutorial no capricho que só ele sabe rsrs.

3 comentários:

  1. Muito boa!"
    Precisamos de artigos como este. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Entrei à 5m neste blog e já estou fã dele, muitos parabéns. Bom blogue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, muito show esse blog. Fui ver o novo em http://www.guiadoti.com/. Parabenizo e agradeco o Ricardo Galossi!

      Excluir