sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Configurando o Redmine para Enviar Email Via Gmail


Pessoal hoje irei postar mais uma dica, dessa vez para complementar o Redmine, como em todas as dicas o intuito não é se aprofundar na instalação e configuração uma vez que já postamos um artigo explicando o passo-a-passo, para quem não viu segue o link:


Hoje iremos ver como adicionar o suporte a envio de email do redmine usando o gmail, gosto muito dessa flexibilidade do Redmine pois assim o usuário não tem desculpa para não cumprir determinada tarefa um vez que ele recebe um email sendo informado do mesmo, é bem simples de ativar esse suporte, então vamos por a mão na massa:

Primeiramente iremos criar uma copia do arquivo configuration.yml:

# cd /var/lib/redmine/config/
# mv configuration.yml.example configuration.yml

É importante ter uma copia do arquivo caso haja algum problema no future, agora já podemos editar o arquivo:

# pico configuration.yml

Altere a sessão default do arquivo de modo que ela fique assim, começa na linha 74:
default:
  # Outgoing emails configuration (see examples above)
  email_delivery:
    delivery_method: :smtp
    smtp_settings:
      address: smtp.gmail.com
      port: 587
      domain: gmail.com
      authentication: :login
      user_name: "seu_email@gmail.com"
      password: "sua_senha"
      enable_starttls_auto: true

Obs: Não use tab para fazer a identação somente espaço, na verdade não precisa mexer, mas caso haja necessidade.

Depois disso reinicie o apache:

# /etc/init.d/apache2 restart

Vamos para o próximo passo, temos que cadastrar o email do administrador, siga os passos abaixo:
  • Logue no redmine como administrador (user: admin / senha: admin)
  • Vá no painel Administração
  • Selecione a opção Usuários
  • Selecione o usuário admin
  • Coloque o email desejado
  • Salve

Agora iremos testar para verificar se as configurações estão numa boa, vamos enviar um email de teste, siga os passos abaixo:
  • Logue no redmine como administrador (user: admin / senha: admin)
  • Vá no painel Administração
  • Selecione a opção Configurações
  • Vá até a aba Notificações por email
  • Na opção Email enviado de: entre com o email que você colocou na configuração do configuration.yml
  • Salvar
  • No final da pagina no canto direito clique em Enviar Email de Teste

 Pronto você vai ver uma mensagem na parte superior da pagina informando que seu email foi enviado para o email que você cadastrou no usuário admin. É isso ai pessoal até a próxima.

Um comentário:

  1. Ao enviar o email está dando isso: Ocorreu um erro ao enviar o e-mail (504.5.3.3 AUTH mechanism LOGIN Not available) como posso resolver isso alguem sabe?

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