sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ubuntu não terá mais o Unity 2D




          Bem essa vai para todos aqueles que usam Ubuntu, começando por mim rsrs, apesar de ter me estressado um pouco com ele há um tempo atrás, ainda acho que se não for a melhor pelo menos é uma das melhores opções para linux Desktop. A novidade é que a variante 2D da interface de usuário Unity da Canonical -- introduzida no Ubuntu 11.10 para sistemas sem aceleração de hardware 3D ou OpenGL -- não será incluído nas versões futuras do Ubuntu (fico feliz porque ja tive problemass com ela). A mudança foi discutida pela primeira vez durante o último Ubuntu Developer Summit (UDS), mas só foi confirmada em um relatório de falha que previa a remoção do Unity 2D.
        A partir da versão 12.10 "Quantal Quetzal", a distribuição Linux apenas suportará a versão 3D do ambiente Unity. Para sistemas sem aceleração gráfica, o Ubuntu usará o driver Mesa 3D LLVMpipe, que realiza cálculos 3D usando o processador principal da máquina. O Ubuntu não é a primeira distribuição a usar esse método para lidar com esses sistemas: o projeto Fedora já usou o LLVMpipe na distribuição Fedora 17 para executar o GNOME Shell quando não houver aceleração gráfica por hardware disponível. Aliás uma pequena observação, gosto do Fedora mas, parei de usar porque acabava me sentindo meio "cobaia" afinal testar no fedora e colocar no Red Hat, é osso né... mas assunto para outro post.
O Ubuntu 12.10 está em desenvolvimento ativo em sua terceira versão alpha. De acordo com o cronograma de lançamento, as versões beta para teste estarão disponíveis em setembro, com a versão final esperada para o dia 18 de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário